Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) foram os dois candidatos mais votados na disputa pela prefeitura de Fortaleza, e irão se enfrentar no segundo turno, que ocorrerá dia 27 de outubro.
Com 572.305 votos, André ficou em primeiro lugar e obteve 40% dos votos; já Evandro, conquistou 480.175 votos e ficou em segundo lugar na preferência de 34% dos eleitores da capital cearense.
Ambos estreantes em uma disputa pela prefeitura de Fortaleza desde 2012, os dois candidatos devem refletir o cenário de polarização ocorrido nas eleições de 2022 para a presidência do Brasil, quando em disputa acirrada, Lula (PT) venceu Bolsonaro por pouco menos de 2% dos votos.
Com o apoio de Lula, Camilo e Elmano, Evandro vai tentar unir forças para enfrentar André Fernandes, que tem o apoio de Bolsonaro e de líderes estaduais e nacionais do PL.
Evandro que leva a sigla do PT ao segundo turno na cidade, após 12 anos, disse em entrevista ao Diário do Nordeste que vai buscar apoio: “Tiramos quase meio milhão de votos, saímos de 6% para 34%. E agora, a partir de amanhã, iremos procurar todos aqueles que querem efetivamente uma Fortaleza melhor, uma Fortaleza, um prefeito que cuide das pessoas, que cuide da população”, enfatizou.
André declarou que também buscará fortalecer sua campanha: “qualquer apoio que vier para o nosso lado nesse segundo turno será muito bem vindo”, mas acrescentou que “não fará acordos em troca de cargos ou em troca de secretarias”, destacou.
O resultado do primeiro turno colocou o atual prefeito José Sarto (PDT) fora da disputa, o que nunca ocorreu na história das eleições na capital, desde que a reeleição passou a vigorar no país. Com 11,75%, ele ficou em terceiro lugar. Em seguida vem Capitão Wagner (União), com 11,40%, que largou em primeiro lugar na disputa no início da campanha eleitoral.