Cerca de 105 milímetros de chuvas banharam o município de Senador Pompeu, no Ceará, entre 7h de domingo (26) e 7h desta segunda-feira (27), de acordo com a Funceme. O acumulado foi suficiente para causar estragos e acender um alerta às autoridades.
A CE-166, que liga Senador Pompeu a Piquet Carneiro, foi rompida pela força da água, como confirmou o prefeito da cidade, Maurício Pinheiro. Ainda não há informações se houve acidentes ou vítimas.
O boletim de trafegabilidade emitido pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) confirma que “a via tem bloqueio total e registra pontos de alagamento”, e que foi “devidamente sinalizada e tem equipes no local”.
Foi muita chuva também na região de Milhã, vários açudes arrombaram. Estamos com o distrito de Codiá isolado.
MAURÍCIO PINHEIROPrefeito de Senador Pompeu
O gestor aponta que está sendo montada “uma força-tarefa” para elaborar estratégias. Um dos fatores mais preocupantes, como cita Antônio Maurício, é a situação dos açudes que cercam a região.
“Estamos com dois grandes açudes públicos com imagens muito preocupantes: o açude do Poço Grande e o Riacho do Meio, que está prestes a arrombar. Se isso acontecer, Senador Pompeu ficará debaixo d’água”, preocupa-se.
O açude Patu, que fica em Senador Pompeu, atingiu 100% da capacidade e sangrou. “Era um sonho de 12 anos, mas diante das circunstâncias só nos traz preocupação”, lamentou o prefeito.
‘É UM APELO DRAMÁTICO’
Diante dos efeitos das fortes precipitações, o prefeito da cidade fez “um apelo dramático” à população da região:
“Pedimos à população que saia das áreas de risco, famílias que moram próximo ao rio que saiam de casa. É um apelo dramático do prefeito. O município está em estado de calamidade”, finalizou.
De acordo com a gestão municipal, comerciantes e empresários estão ajudando a população a retirar móveis e pertences das áreas de risco.
10 MAIORES CHUVAS NO CEARÁ
Precipitações entre 7h de domingo (26) e 7h desta segunda-feira (27) ultrapassam 100 milímetros, conforme levantamento da Funceme.
- Deputado Irapuan Pinheiro – 230 mm
- Milhã – 130 mm
- Crato – 127 mm
- Milagres – 121 mm
- Solonópole – 120 mm
- Piquet Carneiro – 118 mm
- Porteiras – 116 mm
- Catarina – 111 mm
- Barro – 110.4 mm
- Senador Pompeu – 105 mm
Por: Diário do Nordeste