Em Assembleias realizadas na noite dessa segunda-feira (22), na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade Regional do Cariri (URCA) os docentes votaram pela permanência da greve. Ao todo, foram mais de 120 votos favoráveis nesta última e mais de 250 na UECE.
Em pronunciamento, o vice-presidente do Sindurca, Fernando Castelo Branco, disse: “o sindicato vai encaminhar à reitoria a proposta de um termo de compromisso em que a gente se compromete em repor as atividades interrompidas durante a greve. E a reitoria se compromete, por outro lado, a não tomar iniciativas que visem o corte de ponto e a exclusão da folha de pagamento”.
Segundo ele, a categoria foi “aterrorizada” com ameaça de corte de ponto e de exclusão da folha de pagamento, mas que não há razão para isso, uma vez que não oram interrompidas as atividades docentes. “Nós continuamos fazendo pesquisa, extensão e monitoria. As aulas da pós-graduação e parte da graduação continuam. Então não há razão para um corte indiscriminado de ponto”, destacou Fernando.
A Assembleia ocorreu após o sindicato que representa os profissionais da educação do Estado do Ceará – APEOC, aprovar por ampla maioria a proposta do Governo, na última sexta-feira (19). Ao todo foram 36 encontros, percorrendo 35 cidades em todo o interior do estado e encerrando com o encontro na capital, para debater com a categoria e votar a aprovação ou a desaprovação da referida proposta arrancada em Mesa de Negociação com o governo estadual.
No total, foram 3.196 votos favoráveis à aprovação da proposta conquistada em Mesa de Negociação; 2.429 votos contrários e 109 votos de abstenção.
O acordo entre o Governo do Estado e a Apeoc prevê aumentos, gratificações, retroativos, promoções, reposição de vagas, plano de carreira, previdência e condições de trabalho.
No entanto, duas das reivindicações não foram atendidas, o que levou parte da categoria a rejeitar a proposta: que os aumentos fossem retroativos a janeiro deste ano e que houvesse equiparação salarial entre professores temporários e efetivos.