“A arte de ser amada”, é com essa frase que a história da educadora e artista de Juazeiro do Norte, Assunção Gonçalves, será contada. Ela foi a responsável pela criação de quadros famosos que narram a história da cidade, entre eles, estão: “Juazeiro primitivo — 1827”, “Padre Cícero”, “O pacto dos coronéis”, “A ceia larga” e retratos do Padre Cícero Romão Batista, fundador da cidade, e com o qual chegou a conviver ainda na infância.
O documentário foi dirigido por Zizome Gouveia e Hévila Ribeiro, também criadora do perfil Memórias de Juazeiro, que alcança mais de 59 mil seguidores com as lembranças de edificações históricas remanescentes de Juazeiro do Norte, através da fotografia.
E o filme não poderia ser diferente: ele destaca a casa de Assunção, que se localiza próximo a importantes pontos históricos, religiosos e turísticos, como a Praça Padre Cícero e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A fachada, composta por porta, janelas e platibandas adornadas, é uma das poucas edificações históricas que resistem ao processo de transformação do centro do município.
O lançamento da obra acontece nessa quinta-feira (20), às 19h30, na Cantina Zé Ferreira. O material também será disponibilizado de forma gratuita na internet e de livre acesso na plataforma do YouTube, onde poderá ser acessado pelo público em geral.