A Prefeitura de Barbalha se prepara para lançar o edital de seu aguardado concurso público até o final deste ano. A medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a administração municipal e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o objetivo de preencher cargos vagos na estrutura da administração.
O TAC, assinado pelo prefeito Guilherme Sampaio Saraiva e o promotor de Justiça Rafael Couto Vieira, da 3ª Promotoria de Justiça de Barbalha, estabelece que a Prefeitura realizará um levantamento para identificar os cargos vagos de atividade fim, bem como aqueles que precisam ser criados ou extintos. Com base nesse estudo, o município terá um prazo de seis meses para abrir o concurso público, que visa a contratação de servidores capacitados por meio de um processo seletivo transparente e dentro da legalidade.
Em entrevista exclusiva ao Portal No Cariri Tem, o prefeito reeleito Guilherme Saraiva (PT) destacou o processo de organização do concurso. “Primeiro que a gente tá fazendo isso de todas as secretarias pra ver a demanda. Nós queremos criar alguns novos cargos no município também, avaliando a possibilidade de criar uma guarda municipal no município de Barbalha. A gente está organizando aí pra ver o impacto financeiro, a demanda de pessoas que precisa para poder ter um concurso que a gente quer lançar esse edital até o final do ano”, explicou.
“O estudo realizado permitirá uma organização com mais efetividade e economia para a máquina pública através da seleção de pessoas capacitadas por meio imparcial e legal”, afirmou o promotor Rafael Couto Vieira.