O Ceará lidera a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública entre os que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil no ano de 2023. O índice chegou a 79,8% de participação, bem maior que a média do País, que ficou em 46,7%. No Brasil, foram 1.181.081 inscritos no Enem, sendo que, destes, 837.622 integraram o certame de fato, comparecendo aos dois domingos de provas. No Ceará, foram 84.863 participantes, sendo 77.220 da rede pública.
No ranking, logo atrás do Ceará, em segundo lugar, aparece o estado de Goiás, com 72,2% de participação. Em terceiro, está o Amapá, com 65,4%.
Se forem considerados os índices gerais de inscrição e participação no Enem 2023, ou seja, somando escolas públicas e privadas, o Ceará também fica à frente, com 80,2% de participação dos alunos concluintes do Ensino Médio. O índice também é igualmente superior ao do Brasil, que ficou em 50,8%. Neste cenário, Goiás segue ocupando o segundo posto, com 73,4%. O que muda é o terceiro lugar, que passa a ser a Paraíba, com 68,9%.
O resultado foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nesta terça-feira (16), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Participaram do evento, o ministro da Educação, Camilo Santana; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Ceará terá 13 mil vagas do Sisu 2024
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam na segunda-feira (22). São mais de 264 mil vagas em instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. O Ceará é o sétimo estado com maior número de vagas, com 13.478 .
A partir deste ano, o Sisu terá somente uma edição. Serão ofertadas vagas para cursos com início de aulas para o primeiro e para o segundo semestre, conforme os Termos de Adesão assinados pelas IES aderentes ao Sistema.
Para participar da seleção 2024, é necessário que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha zerado a prova de redação, nem tenha feito o Exame como treineiro.