O estado do Ceará registrou um aumento no número de matrículas em tempo integral na rede pública de ensino. Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o percentual saltou de 36,9% em 2022 para 47,9% em 2024.
O crescimento abrange todas as etapas da educação básica. Nas creches, as matrículas em tempo integral passaram de 30,4% para 31,5%. Na pré-escola, o aumento foi de 11,7% para 16,6%. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o índice subiu de 41,6% para 47%. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o avanço foi ainda mais expressivo: de 40,3% para 64,3%. No ensino médio, o número de matrículas em jornada ampliada passou de 42,1% para 54,6%.
O resultado é atribuído a políticas públicas como o programa Escola em Tempo Integral, desenvolvido por meio de uma articulação entre o Governo Federal, estados e municípios. No ciclo 2023-2024, o programa contabilizou 965 mil matrículas em tempo integral na educação básica em todo o país.
No cenário nacional, o percentual de matrículas em tempo integral passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.