O Ceará superou a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Os indicadores do Ensino Fundamental da rede pública cearense apontaram uma média de 4,6%, enquanto a do país alcançou 4,1%. A nota do Estado também foi a maior em relação as demais localidades. Os dados foram divulgadas nesta quarta-feira (14). Já em relação ao Ensino Médio, a rede pública alcançou o terceiro lugar no ranking do país.
O recorte do Ideb voltado para as redes municipais do Ceará, que atuam em regime de colaboração com a gestão estadual, aponta 6,5 para os anos iniciais(1º ao 5º ano), ocupando o primeiro lugar, ao lado do Paraná. O número está acima da média nacional (6) e acima das duas edições anteriores do Índice (2021 e 2019). Para os anos finais(6º ao 9º ano), o Ideb também tem o Ceará na ponta, com os mesmos 5,4 de Goiás e Paraná, superando os índices dos anos anteriores e o nacional atual (5).
Já em relação ao Ensino Médio, a rede pública alcançou o terceiro lugar no ranking do país. Quando avaliados o Ensino Médio tradicional e o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o Ceará tem o terceiro melhor Ideb, com 4,6, junto com Pernambuco. Espírito Santo e Goiás lideram (4,8), e Paraná está na segunda posição (4,7). A média do Brasil foi (4,1).
Criado em 2007, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).