O governador do Ceará Elmano de Freitas (PT), anunciou na noite desta sexta (17), ao lado do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o 1° concurso para o Sistema Socioeducativo do Ceará.
Serão 1.080 vagas, sendo 964 para o cargo de socioeducador e 116 vagas para nível superior. A medida objetiva garantir a implementação de políticas públicas permanentes na área. Mais detalhes sobre o certame serão divulgados em breve.
A comissão de organização do concurso está sendo formada, com posterior processo para seleção da empresa que será responsável pela realização. A previsão é de 964 vagas para socioeducador (nível médio) e 116 para analista socioeducativo (nível superior). “Nós sabemos que temos uma obrigação legal de realização do concurso. Mas temos a obrigação moral de garantir que (o trabalho no) sistema socioeducativo cearense seja por concurso, para garantir uma política permanente de Estado para melhor cuidar dos nossos jovens, dos nossos adolescentes que precisam da nossa ajuda”, disse Elmano.
Além disso, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Ceará recebeu veículos que vão fortalecer o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). Um investimento no valor de R$ 1,5 milhão.
Também foi assinado o Termo de Compromisso para o projeto-piloto “Sankofa na Socioeducação”. A iniciativa visa a conscientização contra o racismo no sistema Socioeducativo do Ceará.
O Sistema Socioeducativo do Ceará é composto por 19 centros (11 em Fortaleza e oito no Interior), cerca de 960 socioeducadores e 496 jovens socioeducandos. Uma mostra da atuação da Seas está contemplada na publicação intitulada Recomece, resultado de cooperação com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com trabalhos artísticos e redações dos jovens do sistema, e cujo lançamento foi realizado na cerimônia desta sexta-feira.