O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), divulgou nas redes sociais, que o Governo do Ceará tem o planejamento de concluir as obras do Cinturão das Águas até julho de 2026. O gestor afirmou que o recursos para o projeto já foram garantidos, através do Ministério da Casa Civil.
“Estou muito feliz de ter aqui um compromisso do governo federal, da garantia de um compromisso de cronograma de obra e de recurso para concluir o Cinturão das águas, até ano que vem, para que nós tenhamos a inauguração dos últimos dois trechos que faltam para a conclusão definitiva da obra”, afirma Elmano.
Em novembro de 2024, o governador esteve visitando uma área da obra na cidade do Crato, quando afirmou que a iniciativa deve contribuir para o histórico da seca: “Essa obra tem um barragem no Jati que já está concluída e a água passando por esse trecho que estamos vai levar água para adutoras que construiremos no futuro, no Projeto Malha D’água, nos municípios de Salitre, Campos Sales, Araripe, Potengi, Santana do Cariri, Nova Olinda, Assaré, Antonina do Norte, Tarrafas”.
A obra intercepta ainda os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, dividida em lotes, inclusive, o lote 3, visitado pelo governador, compreende a região do Crajubar. O objetivo é assegurar o abastecimento de água para as populações, indústria, turismo, dessedentação animal e agricultura irrigada.