Nos primeiros cinco dias de agosto, o Ceará já tem o mês mais chuvoso em 12 anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média para o mês de agosto é de 4,9 milímetros; e o volume registrado até o momento é de 11,7 milímetros. Um desvio positivo de 140%.
Ainda segundo a Funceme, a última vez que foi registrado um desvio positivo no mês de agosto tão satisfatório foi em 2009 quando no mês todo foi observado 16,4 milímetros.
A região que mais recebeu precipitação neste mês foi o Litoral de Fortaleza com 32,6 milímetros. Em seguida aparecem Maciço de Baturité (22,9 milímetros), Vale do Jaguaribe (19,4 milímetros) e Cariri (11,3 milímetros).
Previsão
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para os próximos três dias é dia céu com muitas nuvens e com vento fraco a moderado principalmente na parte da noite. A temperatura mínima para esses dias é de 23ºC com a máxima de 31ºC. A umidade máxima é de 90% com a mínima de 50%.
Sábado (6):
- Muitas nuvens.
Domingo (7):
- Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada na parte da tarde.
Segunda-feira (8):
- Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada
Situação hídrica do estado
Por conta das boas chuvas do primeiro semestre, o Ceará ainda conta com 13 reservatórios sangrando. Outros 53 estão com o volume acima de 90%. No entanto, 59 estão com a capacidade inferior a 30%.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 24,18% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50,21%. Já o Banabuiú se encontra com 9,98%.