Durante evento que marcou a assinatura do Pacto Nacional para retomada das obras da educação básica, no Parque de Exposição, em Crato, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sua próxima visita ao Ceará está prevista para o mês de junho ou julho. Ainda sem definir a data e as cidades pelas quais deve passar, ele declarou que na oportunidade irá assinar uma medida que irá destinar crédito para o pequeno produtor rural.
Essa será a segunda visita do presidente ao Ceará no seu terceiro mandato. Nesta sexta-feira (12), em visita ao estado, ele esteve em Fortaleza onde lançou a política de investimentos em escolas de tempo integral, com o objetivo de ampliar em 1 milhão de matrículas a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. A meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Em Crato, ele inaugurou o Centro de Educação infantil – CEI Moacir Soares de Siqueira, no bairro Alto da Penha, num investimento de mais de R$ 2 milhões, através do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Crato. O equipamento é a quarta creche entregue no Município.
Ainda em Crato, ele assinou a Medida Provisória (MP) que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, segundo o cadastro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil. Serão investidos quase R$ 4 bilhões ao longo dos próximos quatro anos, entre 2023 e 2026.
Estiveram ao lado do presidente, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o vice-prefeito, André Barreto, e a Secretária de Educação, Germana Brito. A solenidade contou também com o Governador do Estado, Elmano de Freitas e a vice-governador, Jade Romero, o Ministro da Educação, Camilo Santana, a senadora Augusta Brito, a primeira-dama do País, Janja da Silva, a Secretária Executiva do MEC, Izolda Cela e autoridades locais e regionais.