O ato de empreender é criado na sua essência por oportunidades ou necessidades, seja como forma de readequação ao mercado, ferramenta de compensação pela falta de emprego, identificação de um nicho especifico que se possa desenvolver novos produtos ou serviços e até mesmo por aquela vontade de deixar de ser funcionário e passar a ser patrão.
Porém, quando se fala em crise já nos está condicionado a pensar em algo negativo e que impossibilita o crescimento ou desenvolvimento de qualquer que seja a área, setor ou até mesmo país. A crise é uma antítese da estabilidade, certeza ou zona de conforto a qual nos encontramos. Precisamos desconstruir a ideia depreciativa dessa situação, pois se não nos encontramos nela, já estivemos ou estaremos. Assim, levantar soluções para resolver problemas ou se readaptar as dificuldades, nos possibilita sair desse momento de desesperança, ansiedade, pessimismo e caos que parece estarmos emergidos
Para a filosofia chinesa é no “interior de uma crise que pode estar presente uma oportunidade a ser cultivada”. Ser resiliente e mesmo diante das adversidades buscar força para se erguer e assim tomar um decisão mais firme e eficiente, é o que torna um negócio forte e estável com o passar do tempo.
Quando falamos em empreender nos colocamos como indivíduos proativos, com atitude, visão, garra e determinação e o que não é exposto é que tais características e comportamentos devem ser válidos em qualquer momento que a organização se consolida no mercado.
E onde estão as oportunidades diante de um momentos conturbados? Conseguimos olhar a mesma com outras perspectivas? Elas estão justamente em saber identificar oportunidades em nichos específicos, as quais as necessidades são eminentes e não tem resolutividade visível, ou buscar uma relação cliente-empresa fortalecida em pleno momento que todos devem ser vistos com olhares de parceria. São nesses momentos que mais conseguimos inovar nos nossos negócios, buscando mudanças, adaptações ou melhorias.
Esse momento aguça a criatividade e a inovação, onde o planejamento, visão estratégica e correr risco calculado tornam-se mais fortes, para que possamos superar a pontualidade do aumento de impostos, preço crescentes dos combustíveis ou valor de energia ascendente e que muitas vezes se colocam como barreiras para o aumento da venda daquilo que tanto planejamos colocar no mercado.