Com aplicação nesta terça-feira (29), e na quarta-feira (30), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2024), recebe mais de 11 mil internos do sistema prisional do Ceará. Os candidatos participam da avaliação em busca de obter certificações de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, mesmo enquanto cumprem suas penas.
No Estado, 24 unidades prisionais estão sediando o exame e cerca de 150 professores estão envolvidos na aplicação, além de coordenadores e diretores das escolas. Durante a manhã, as atividades têm início às 9h e terminam às 13h. À tarde, o início acontece às 15h e segue até às 20h.
A avaliação conta com 120 questões, dividias em quatro blocos. Os participantes que conquistarem a aprovação, além da certificação escolar, alcançam também o direito à remição de pena: 177 dias a menos para quem concluir o Ensino Fundamental e 133 dias para quem finalizar o Ensino Médio. Os resultados do exame estão previstos para serem divulgados em dezembro.