A Sede da Enel Distribuição Ceará foi acionada através de multa no valo de R$28,5 milhões. A ação é resultado de uma vistoria realizada pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), após o aumento no número de reclamações contabilizadas. Entre 2021 e 2023, o registro saltou de 1.415 para 2.580 reclamações, um aumento de 82,3%. O cenário também inclui a duração das interrupções de energia, assim como a demora nas religações nas unidades consumidoras.
A avaliação foi realizada a partir das interrupções de energia com duração igual ou maior que três minutos; interrupções com, no mínimo, uma unidade consumidora afetada; e interrupções de responsabilidade exclusiva da Distribuidora. A Arce informo, através do coordenador, Cássio Tersandro que foi registrado um aumento contínuo nas interrupções atendidas após seis horas de duração, e nos casos dos atendimentos para restabelecimento de energia, que ultrapassaram 24 horas, o percentual mais do que dobrou em 2023, subindo de 3,02% para 6,10%
Um novo levantamento entre janeiro e julho deste ano apresenta uma continuidade de quedas de energia continuam em todo o território cearense. No período, a Arce já recebeu 2.658 reclamações, um número que ultrapassa todo o montante do ano de 2023. “Essas reclamações se dão em várias frentes, em vários aspectos, e em relação a vários indicadores: atendimento, faturamento, atendimento a emergências, geração distribuída e ligações com obras. São vários pontos de atuação da Distribuidora que têm gerado insatisfação por parte dos usuários”, afirma o presidente da Arce, João Gabriel Rocha.