A Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica no Ceará, solicitou antecipadamente a renovação de sua concessão para atuar no estado por mais 30 anos. O pedido foi protocolado na última sexta-feira (28) junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e segue para análise da agência e do Ministério de Minas e Energia. Atualmente, a concessão da empresa no Ceará é válida até 2028.
A solicitação foi possível após a Aneel aprovar um termo aditivo que permite a prorrogação dos contratos de concessão do serviço público de distribuição de energia. O documento também inclui atualizações sobre qualidade do serviço, satisfação dos consumidores e ações para melhorar a infraestrutura elétrica, além de possibilitar a adoção de novas estruturas tarifárias.
Além do Ceará, a Enel também pediu a renovação da concessão para 66 municípios do Rio de Janeiro e 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Investimentos até 2027
A empresa anunciou um plano de investimentos de R$ 7,4 bilhões entre 2025 e 2027 para reforçar a infraestrutura elétrica e os serviços prestados. As ações incluem a construção de 13 subestações, ampliação de 85 unidades, instalação de mais de 600 km de rede de alta tensão e implantação de 126 mil novos postes.
No total, considerando os investimentos de 2024, o montante aplicado no período de quatro anos ultrapassa R$ 9 bilhões, com foco na Grande Fortaleza, no Litoral Norte e na região do Cariri.