Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que enfrentaram problemas logísticos ou questões de saúde podem solicitar a reaplicação das provas, prevista para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação deve ser feita entre 11 e 15 de novembro na Página do Participante, onde o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliará cada pedido de forma individual.
Quem pode pedir a reaplicação?
A reaplicação do Enem é destinada a participantes que não puderam comparecer ao exame por motivos como:
Doenças contagiosas, conforme previstas no edital, como tuberculose, varíola, covid-19, entre outras.Problemas logísticos, como desastres naturais ou falhas de infraestrutura no local de prova, incluindo falta de energia elétrica que comprometa a realização do exame.
É importante que o pedido seja relacionado apenas ao dia de prova perdido. Caso o candidato tenha faltado apenas ao primeiro dia, deve comparecer ao segundo dia normalmente e solicitar a reaplicação apenas da data em que esteve ausente.
Passo a passo para solicitação
Para realizar o pedido de reaplicação, o candidato deve:
Justificar a ausência por meio de um documento em português que comprove a condição de impedimento, como um atestado médico com a Classificação Internacional de Doença (CID 10) ou declaração hospitalar no caso de internação.
Enviar os documentos pela Página do Participante. Vale lembrar que o simples envio dos documentos não garante a reaplicação; a aprovação do pedido é condicionada à análise do Inep.
Provas de Reaplicação
Assim como no exame regular, a reaplicação contará com 180 questões divididas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. No entanto, as questões e o tema da redação serão inéditos, visando a isonomia entre os participantes.
Os participantes que solicitaram recursos de acessibilidade, como videoprova em Libras, durante a inscrição não terão esses recursos na reaplicação, exceto para auxílio com intérpretes de Libras e leitura assistida.
Os resultados das provas de reaplicação serão disponibilizados simultaneamente aos da aplicação regular, em 13 de janeiro de 2025.
*Com informações da Agência Brasil