Os estudantes que irão participar da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, podem, a partir desta segunda-feira (14), solicitar a isenção da taxa de inscrição. A etapa do processo segue disponível até o dia 25 de abril, e pode ser realizada através da página oficial do exame.
Para conseguir a isenção, é necessário ter cursado ou estar cursando o último ano do ensino médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. É válido ainda para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista na rede privada com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
O benefício atende também estudantes que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Apesar do início do pedido da isenção, o INEP ainda não divulgou o calendário completo do Enem 2025.