O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (9), por meio das redes sociais, as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições iniciam no dia 26 de maio e seguem até 06 de junho. Já a aplicação das provas acontecerá no dias 09 e 16 de novembro.
Segundo o ministro, o edital deve sair nos próximos dias.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.