O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará (Secretaria de Recursos Hídricos, Cogerh, Funceme e Sohidra) está participando, pela 1ª vez, da Expocrato, um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste, no Parque de Exposições do município do Crato. A feira começou no sábado (13) e reúne, por dia, milhares de habitantes da região do Cariri e de estados próximos até domingo (21).
“É uma excelente oportunidade para mostrar as ações desenvolvidas de forma integrada pelo Sistema para um público diverso, inclusive de outros estados. Também podemos tirar dúvidas sobre obras relacionadas à gestão de recursos hídricos da região, além de orientar acerca da outorga de direito de uso e captar demandas de forma mais direta”, comenta Rafael Landim, gerente em exercício da regional da Cogerh da sub-bacia do Salgado.
Confira os conteúdos do stand do Sistema
Quiz das Águas
Elaborado pela Cogerh, o jogo de perguntas e respostas explica, de forma interativa e simples, as principais ações das quatro instituições que compõem o Sistema. Quem acertar a maioria das questões, recebe a cartilha “Gotinha Nossa de Cada Água”, produto do projeto “SRH nas escolas”.
A Cartilha busca incluir as crianças na discussão da problemática do meio ambiente, visando garantir um futuro de preservação, com acesso à água de qualidade para todos.
O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, por meio dos Comitês de Bacias.
Cinturão das Águas
O CAC é a porta de entrada no Estado das águas da transposição do Rio São Francisco, começando na barragem de Jati e percorrendo 145km até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda.
De lá, o recurso vai até o Açude Orós, com possibilidade também de aduzir, via Riacho Seco e Rio Salgado, até o Açude Castanhão. O Cinturão está com 75% das obras concluídas, com imagens das estruturas apresentadas em um vídeo produzido pela SRH.
Projeto Malha d’água
Dessa forma, as águas levadas aos dois maiores reservatórios cearenses podem ser distribuídas para outras regiões mais vulneráveis, no Sertão Central e Sertão dos Inhamus.
A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.
A primeira fase do projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais.
Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole. Na 2ª etapa, serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro e Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim. Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça Pedra Branca e Tauá.
Dessalinizador
No Ceará, são 738 equipamentos da Sohidra espalhados no Estado, beneficiando 115 municípios e cerca de 24 mil famílias por meio de um sistema de filtro via uma membrana de acetato de celulose. Usados principalmente para águas de poços, um dessalinizador opera, por membrana, 200 litros de água por hora, filtrando 30% do recursos através do processo de osmose reversa.
Os instrumentos podem ser solicitados por associações locais ou prefeituras, melhorando a qualidade do recurso para comunidades.