A entrada em eventos sociais e esportivos realizados no estado do Ceará só está permitida, conforme decreto governamental, após 14 dias da vacinação completa contra a Covid-19. Considera-se que alguém está imunizado quando são tomadas as duas doses da vacina AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac, ou a dose única da Janssen. A informação foi confirmada pela Casa Civil do governo do estado.
A vacinação só não é obrigatória aos menores de 12 anos de idade, que podem ter acesso aos eventos sociais e esportivos caso estejam autorizados. Ainda não há vacinação contra a Covid-19 para esta faixa de idade.
A partir desta segunda-feira (1º), estão autorizadas até 500 pessoas em eventos feitos em locais fechados e 800 pessoas em locais abertos. Além disso, o governo permitiu a presença de 80% de público nos estádios de futebol. Há uma previsão que, até dezembro, os espaços devam receber até 5 mil pessoas concomitantemente.
No último decreto publicado, em 15 de outubro, o governo cearense havia feito as seguintes flexibilizações, que foram mantidas nesta nova publicação:
- Restaurantes passaram a funcionar até as 3h da manhã;
- Cinemas, shoppings e lojas de rua passaram a poder acolher até 80% da capacidade;
- Igrejas puderam funcionar com total capacidade de público
- De acordo com informações do consórcio de veículos de imprensa, até o momento o Ceará já aplicou a primeira dose em 6.475.028 pessoas, o que representa 70,07% da população. Já com a segunda dose ou dose única foram imunizadas 4.885.843 pessoas, ou 52,87% da população do estado.