Entre os 10 finalistas do evento de moda, Sou Algodão + Casa de Criadores, o estudante do curso de Design da UFCA, Artur Leovegildo, produziu uma coleção inspirada na Beata Maria de Araújo, figura religiosa da Região do Cariri, e protagonista do Milagre da Hóstia, em Juazeiro do Norte. O episódio ficou conhecido como o primeiro milagre de Padre Cícero, quando uma hóstia teria se transformado em sangue na boca da beata, ao receber a comunhão feita pelo religioso.
O concurso reúne novos talentos da moda do Brasil, e na terceira edição trouxe a temática “Ouse Desconstruir”. Os participantes foram desafiados a criar uma coleção cápsula com seis peças, todas compostas por, pelo menos, 70% (setenta por cento) de algodão – entre tecidos e malhas. 960 trabalhos de todo o país se inscreveram para o desafio. Na final, cada região do país estará representada por duas coleções.
De acordo com o estudante, a coleção cápsula em construção pode ser vista como uma forma inovadora de revisitar a história da Beata Maria de Araújo: “É algo que sai do convencional e acredito que possa despertar a curiosidade das pessoas sobre o assunto, [além de] levar o nome dela [para outros lugares], uma personagem de fundamental importância para história do Cariri”, afirmou.
O grande vencedor do desafio receberá R$ 30.000,00 para confecção de sua coleção e entrará para o line-up oficial da edição 2025 do “Casa de Criadores”, principal evento dedicado à Moda e à arte brasileiras.