Após uma disputa acirradíssima, Evandro Leitão (PT) é eleito prefeito de Fortaleza neste segundo turno das eleições 2024, com uma diferença de pouco menos de 10 mil votos.
Leitão obteve 50,38% dos votos válidos contra 49,62% de André Fernandes (PL) e irá assumir a gestão da principal capital nordestina a partir de 1º janeiro de 2025.
Sua vitória endossa a base de apoio do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação Camilo Santana e do Presidente Lula, e marca uma continuidade da ideologia que impera no cenário político da capital cearense, a qual durante as duas últimas décadas elegeu governantes do PT, PSB e PDT, com alinhamentos de centro-esquerda.
Evandro saiu do 1º turno em segundo lugar com 34% dos votos contra os 40% do seu principal opositor, André Fernandes, que obteve 40%, em uma disputa que deixou em terceiro lugar o atual prefeito José Sarto (PDT).
Leitão chegou ao segundo turno sem o apoio do ex-candidato Capitão Wagner (UNIÃO) e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Ambos apoiaram diretamente e se engajaram na campanha de André.