Em 2024, a Expocrato celebra seus 80 anos e, pela primeira vez na sua história, todo o esgoto produzido no evento está sendo coletado e tratado para ter sua destinação correta. A Ambiental Crato, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário e atendimento comercial da cidade, é quem promove a ação e estima que durante os nove dias do evento serão coletados mais de 1,7 milhão de litros de esgoto. Para apresentar os avanços do esgotamento sanitário no município, a empresa está com estande na Expocrato, entre os dias 14 e 21 de julho, o espaço conta com maquetes sobre o sistema de tratamento de esgoto e jogos educativos.
A Ambiental Crato, empresa do grupo Aegea Saneamento que é líder do setor no Brasil, está na cidade desde agosto de 2022. Em pouco mais de um ano de atuação, a empresa elevou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento de esgoto do Crato. Com a revitalização de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), o Crato hoje conta com o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto por mês, que deixam de contaminar os rios e córregos do município.
Esgotamento sanitário
Nesta edição da Expocrato, a Ambiental Crato está garantindo a limpeza e o esgotamento sanitário de 500 banheiros da área de show, limpeza das fossas que recebem o esgoto de mais de 80 banheiros da feira, além da rede aérea de esgotamento sanitário, instalada no riacho da Matinha, em 2023, para garantir que todos os permissionários tenham esgotamento sanitário no parque. Após coletado, o esgoto é levado para a ETE Seminário, onde passa por todo o tratamento necessário para estar em condição de voltar à natureza.
O Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra, explica que a ação garante mais segurança e saúde para os permissionários e visitantes da Expocrato. “Promover a dignidade através do esgotamento sanitário é o objetivo deste trabalho. Pela primeira vez em sua história, a Expocrato está tratando 100% do esgoto produzido no evento, desde a feira até a área de shows. Com esse trabalho mais de 1 milhão e 700 mil litros de esgoto deixam de ser descartados de forma incorreta. Esse trabalho complementa as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão”, destaca.
A Ambiental Crato está com estande na Expocrato entre os dias 14 e 21 de julho. No espaço, estão sendo promovidas ações educativas para todos os públicos, com maquetes representando o sistema de esgotamento sanitário, os prejuízos do descarte incorreto de resíduos nas redes de esgoto, e também a representação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com exemplificação dos imóveis ligados à rede.