As festividades do aniversário de 258 anos do Crato já iniciaram. Durante os dias 17 e 21 de junho, a programação do FestCrato conta com o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece das 06h às 16h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. O engenho de cana-de-açúcar e a Casa de Farinha do Parque de Exposição também estarão funcionando durante o FestCrato 258 anos, das 6h às 22h.
No local, há 50 feirantes com variados produtos orgânicos, alimentícios e artesanais vendidos diretamente para o consumidor sem atravessadores. Uma das feirantes é a agricultora Cecília Costa, da Vila São Francisco, que já comercializa na feira da Encosta do Seminário e no Programa Domingo no Parque. “Estou muito feliz de participar da programação de aniversário do nosso município. Hoje estamos apresentando alguns dos nossos produtos como a salsa orgânica, a couve, beringela, tomatinho cereja, mamão Havaí (papaia), mamão formosa, cheiro verde, rabanete, alface, tortas, pães de maçãs, rabanete, batata doce e macaxeira”, pontua.
Quem passar pelo Parque de Exposição durante o FestCrato poderá participar das festividades e ainda garantir a compra de alimento saudável, como explica a professora Margarida Maria de Oliveira, de Lavras da Mangabeira. “Não poderia deixar de prestigiar esse evento. Eu acho muito importante estes espaços de comercialização de produtos orgânicos e de grande qualidade. Hoje eu comprei Bejú, café, tapioca, massa puba, verduras e cacau. Muito importante essa feira aqui porque nos aproxima dos agricultores familiares”, afirma.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, explica que para realização do circuito de feiras no aniversário do Crato foi necessário interromper momentaneamente a realização das feiras dos bairros. “Estamos com 50 feirantes que também participam das feiras da agricultura familiar nos bairros. Durante o evento, a comercialização desses produtos será centralizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e retornará à programação ordinária após o dia 21”, explica Givaldo.