O cenário político de Juazeiro do Norte iniciou a semana com o anúncio oficial do apoio da base do empresário Gilmar Bender à pré-candidatura de Fernando Santana (PT) à prefeitura de Juazeiro do Norte.
Na manhã desta segunda (6), o petista publicou em suas redes sociais uma foto ao lado do ministro da Educação Camilo Santana, do atual vice-prefeito Giovanni Sampaio, além de Gilmar, seu genro Diogo Machado, e Bruna Bender (filha do empresário), em que declarou oficialmente que o ex-aliado de Glêdson Bezerra agora faz parte de sua base de apoio.
“Em nossa caminhada estamos construindo um projeto para Juazeiro, ouvindo as pessoas e, hoje, com muita honra, recebemos o grupo do Gilmar Bender. Bem-vindos Dra. Bruna Bender, Gilmar e Diogo. Muito feliz de contar com a confiança de vocês”, declarou Fernando.
A declaração ocorre após diversos rumores no meio político de que o empresário teria deixado a base aliada de Glêdson. Na última segunda-feira (29), um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou um almoço entre Fernando e Gilmar, em Fortaleza, o que aumentou a especulação em torno da aliança entre ambos.
Gilmar e Glêdson são aliados desde as eleições 2020, e vinham “costurando” a indicação de Diogo Machado como vice na chapa do atual prefeito à reeleição. Ele que também foi secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos na gestão atual, vinha participando de diversos encontros com Glêdson e políticos do PDT, como o ex-presidenciável Ciro Gomes e o deputado federal André Figueiredo. A ruptura nessa base deve trazer novas configurações às eleições 2024 no terceiro maior colégio eleitoral do Ceará.