A festa de Santo Antônio de Barbalha foi cancelada; verba será utilizada para ajudar vítimas de alagamentos no município.
O anúncio foi feito pelo prefeito Guilherme Saraiva na noite desta sexta (22), nas redes sociais. Segundo o chefe do executivo municipal, os prejuízos causados pelos alagamentos ocorridos em Barbalha à infraestrutura já ultrapassam o valor de R$ 10 milhões.
Além disso, existem os danos às famílias, bem como os utensílios e móveis das casas dos moradores afetados. Segundo o prefeito, a festa que seria realizada no Parque da Cidade está cancelada, e o valor destinado à realização do evento será utilizado na compra desses utensílios para as famílias.
ALAGAMENTOS
O município de Barbalha foi impactado por chuvas nos últimos dias, sendo registrado pela Funceme, no dia 12, 74mm, e no dia 13, 51mm. As precipitações causaram danos na macrodrenagem do município, provocando pontos de alagamentos, com inúmeras perdas materiais para pessoas da Zona Urbana e Rural, afetando, aproximadamente, 350 famílias. O fato levou a Prefeitura de Barbalha decretar Estado de Calamidade Pública.
De acordo com o Relatório, os pontos de alagamento concentraram-se ao longo do curso natural das águas do riacho do Batoque, nos bairros Santo André, Bela Vista, Cirolândia e Centro. Também foram registrados danos nos conjuntos Nassau e Nossa Senhora de Fátima. Até o momento não houve notificações de desaparecidos e de óbitos.