A partir dessa terça-feira (04), estudantes de todo o país podem se inscrever no programa de Financiamento Estudantil (Fies). A edição do primeiro semestre de 2025 segue com o cadastro disponível até o dia 07 de fevereiro, com a disponibilidade de 112 mil vagas. Os interessados devem buscar a página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas, e para essa seleção, haverão duas etapas: a primeira para cursos com início de aulas no primeiro semestre e o segundo para aulas com início no segundo semestre.
Para participar é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer uma das edições, desde 2010. Além disso, o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero.
Na modalidade Fies Social, 50% das vagas são garantidas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para os selecionados nessa categoria, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.