Durante o período de carnaval, as Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha irão intensificar as rondas de fiscalização dos decretos para controle da Covid-19.
Juazeiro do Norte
Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia, afirma que as rondas terão início às 21h desta sexta-feira, 25, e irão percorrer os principais pontos da cidade, a fim de identificar possíveis aglomerações.
Eraldo alerta, ainda, que será observada a exigência de comprovante de vacinação por bares e restaurantes, além de fiscalizar a poluição sonora em alguns locais.
Segundo o atual decreto estadual, as festividades de carnaval estão suspensas, e eventos em locais abertos devem ter, no máximo, 500 pessoas. Já em locais fechados, o limite é de 250.
As rondas são realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – Semasp, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Guarda Civil Metropolitana, e Polícia Ambiental.
Crato
Em virtude da pandemia do coronavírus, não serão realizados os tradicionais eventos de carnaval no município. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública, irá intensificar as ações de fiscalziação no Município e orienta como será realizada a fiscalização para o cumprimento dos decretos Estadual e Municipal durante o próximos dias.
“Nós estaremos com as forças públicas municipais de segurança funcionando e fiscalizando as normas sanitárias que estão estabelecidas nos decretos vigentes, para que possamos evitar aglomerações”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire.
Segundo o secretário, o trabalho de fiscalização será realizado pela Guarda Civil Metropolitana, Demutran, em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, e Vigilância Sanitária, fazendo blitze volantes e fiscalizando os locais onde possivelmente possam haver aglomerações.
Para denúncias, entrar em contato com o Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM), por meio do 153, ou com a Polícia Militar (190).
Barbalha
A Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, está atenta às possíveis aglomerações que possam ocorrer no período de carnaval e anuncia reforço na fiscalização durante o feriado. O setor recomenda aos organizadores de eventos que adotem as medidas necessárias para garantir o efetivo cumprimento dos decretos estaduais e protocolos sanitários vigentes durante os eventos festivos, de 25 de fevereiro a 2 de março.
De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária, Henrique Albuquerque, as recomendações têm o intuito de evitar a contaminação da população pela covid-19, além de ressaltar a proibição de aglomerações em espaços privados que sejam contrários às medidas sanitárias. “Os organizadores desses eventos, precisam dirigir-se para o departamento de vigilância sanitária, até a próxima sexta-feira (25) para assinatura do termo de compromisso sanitário. Além disso, deverá apresentar um laudo do corpo de bombeiros atualizado do espaço que ocorrerá o evento e comunicar previamente a Polícia Militar para enquadrar o evento na escala dos órgãos de fiscalização”, explicou o coordenador.