A cidade de Fortaleza receberá, mais uma vez, a principal competição mundial de futebol entre seleções. Desta vez, a capital cearense foi escolhida como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™️. A competição, que acontece entre 24 de junho e 25 de julho, também terá jogos em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador
“Nós estamos em um momento muito importante. Daqui há alguns anos vamos lembrar deste dia em que Fortaleza foi escolhida como uma das cidades sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e nossa cidade será reconhecida pelo mundo inteiro. Quero agradecer às equipes do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da Federação Cearense de Futebol. Agradeço também às jogadoras brasileiras, porque sem elas o Brasil não teria sido escolhido para receber esse evento”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

Esta será a décima edição do torneio e a primeira em um país da América do Sul. No Brasil, 32 seleções femininas disputarão o título de campeã mundial de futebol feminino. A ideia é que, com a realização da Copa do Mundo, mais mulheres busquem o esporte no seu dia a dia, fazendo com que ele se desenvolva cada vez mais e gerando inclusão.
Fortaleza já sediou a Copa do Mundo de FIFA 2014 de seleções masculinas. Na ocasião, a Arena Castelão recebeu seis jogos, dentre os quais, dois da seleção brasileira.
A infraestrutura da cidade, instalações da rede hoteleira e turística e equipamentos de suporte para as seleções e seus torcedores foram decisivos para a escolha de Fortaleza, que concorreu com outras 11 cidades brasileiras nesse processo seletivo.
Arena Castelão
Em 1973 o Ceará ganhou o seu maior equipamento esportivo com o nome de Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, que, de lá para cá, recebeu centenas de partidas de futebol envolvendo os clubes locais contra times de todo o país e até estrangeiros. Além disso, já foi palco para shows de grandes artistas nacionais e internacionais, bem como a visita do Papa João Paulo II, em 1980, quando foi registrado o maior público do estádio, com 120 mil pessoas.
Para receber a Copa do Mundo de FIFA 2014 o equipamento passou por uma grande reforma, sendo transformado em uma arena multiuso, moderna e autossustentável.
O então estádio passou a ser chamado de Arena Castelão e ganhou cobertura em toda a extensão da arquibancada, estacionamento coberto e aberto com 4.200 vagas, esplanada com 78.850 m² e capacidade para mais de 60 mil espectadores.
Um ano antes da Copa do Mundo FIFA 2014 a Arena Castelão recebeu três partidas da Copa das Confederações como evento teste para o mundial de seleções