A já histórica campanha do Fortaleza na Copa Sul-Americana foi premiada com outro capítulo brilhante: o time venceu o Corinthians por 2 a 0, nesta terça-feira (3), e está pela primeira vez numa final continental.
Os gols foram marcados no segundo tempo, por Yago Pikachu (aos 4 minutos) e Tinga (aos 9′), diante de mais de 60 mil torcedores presentes à Arena Castelão. A partida marcou a estreia do técnico Mano Menezes no Corinthians.
Agora, o Fortaleza aguarda LDU ou Defensa y Justicia, que fazem o segundo jogo da semifinal nesta quarta (4). No jogo de ida, em Quito, a LDU venceu por 3 a 0 e tem boa folga.
A final da Copa Sul-Americana de 2023 será em 28 de outubro, no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai.
Como foi o jogo
O Fortaleza fez valer a festa nas arquibancadas do Castelão, venceu o Corinthians por 2 a 0 nesta terça-feira e se classificou para a final da Copa Sul-Americana. O triunfo do Leão sucedeu um empate em 1 a 1 entre as equipes no jogo de ida.
O duelo foi de amplo domínio do time da casa, que foi o responsável por administrar o jogo por quase todos os 90 minutos. Os gols vieram em uma reta fulminante no início do segundo tempo e deram fim a qualquer esboço de reação dos corintianos.
atuação do Corinthians, por sua vez, se limitou muito a breves lampejos da equipe recém-assumida por Mano Menezes. Yuri Alberto teve chance cara a cara com João Ricardo e parou no goleiro, mas a atuação do time paulista acabou por aí.
Agora, o foco alvinegro na temporada é se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, por sua vez, tem como grande foco a decisão da Copa Sul-Americana, marcada para o dia 28 de outubro, em Punta Del Este, no Uruguai.
Lá e cá
O Fortaleza foi quem deu as caras iniciais no jogo, administrando a posse de bola, forçando cruzamentos e conquistando escanteios ofensivos. Foi o Corinthians, porém, quem criou a primeira chance clara de gol da partida.
Na jogada, a equipe de Mano Menezes construiu desde a defesa para romper a pressão do Fortaleza. Quando conseguiu mais espaço, Moscardo acionou Renato Augusto que deixou Yuri Alberto cara a cara com João Ricardo. O camisa 9 bateu firme e parou em boa defesa do goleiro.
Polêmica
No decorrer do primeiro tempo, um lance específico gerou muitas reclamações dos corintianos presentes ou não no Castelão. Em dividida com Gabriel Moscardo, Tomás Pochettino entrou com o pé alto e foi advertido com cartão amarelo, algo que, na opinião dos paulistas, ficou barato.
Moscardo recebeu atendimento médico ainda em campo enquanto a arbitragem de vídeo revisou a jogada. A decisão de campo foi mantida e não foi recomendada a revisão no monitor.
Os mais de 60 mil presentes no Castelão ansiavam o momento que a bola estufaria a rede de Cássio. E esta cena veio no início do segundo tempo, com Yago Pikachu, em vacilo coletivo da defesa corintiana.
Após cobrança lateral para a grande área, uma disputa entre Gil e Pochettino fez a bola voltar a uma briga aérea, entre Veríssimo e Lucero. Sem definição, Yago Pikachu se aproveitou da sobra, passou por Fábio Santos e tocou na saída de Cássio.
Arrasador
O gestual dos jogadores do Fortaleza após o primeiro gol já deixava claro que a proposta era de fazer mais gols antes de se complicar no jogo. E bastou seis minutos para a vantagem do time da casa aumentar.
Em jogada ensaiada, Bruno Pacheco teve espaço para realizar um cruzamento pelo lado esquerdo. Com mais espaço ainda, Tinga se aproveitou das costas de Fábio Santos e testou no contrapé de Cássio para ampliar.
CNN Brasil