O Vasto Restaurante, que faz parte do grupo Coco Bambu, ficou destruído após explosão na manhã desta quarta-feira (21), em Teresina. Na hora da explosão, moradores informaram ao g1 que chegaram a sentir o chão tremer. Um vigilante ficou ferido. Veja, abaixo, o que se sabe sobre o caso:
Horário e local da explosão
A explosão aconteceu por volta das 6h30 desta quarta-feira (21) no Vasto Restaurante, que fica localizado na rua professor Joca Vieira, no bairro de Fátima, Zona Leste da capital.
Às 8h, algumas chamas ainda atingiam o local.
Feridos
Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, é vigilante no local e ficou ferido na explosão. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e informaram que ele foi levado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com queimaduras de primeiro grau no corpo e desorientado.
Segundo informou a equipe médica, a vítima apresenta queimaduras na face, tórax, mão e está aguardando cirurgião plástico para fazer o desbridamento (raspagem das queimaduras).
Outro funcionário estava no local, mas não se machucou.
Causa
Havia forte cheiro de gás no local, mas o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou a causa do incidente. Ainda de acordo com a corporação, não há risco de uma nova explosão.
Impacto na vizinhança
O Restaurante Coco Bambu, que fica ao lado, e outros imóveis também tiveram suas estruturas afetadas. Moradores da região informaram ao g1 que sentiram o forte impacto e ouviram o som muito alto da explosão. Há relatos de pessoas que sentiram o chão tremer.
Segundo os bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu imóveis a quatro quarteirões de distância, cerca de 100m. Vídeos mostram vidros quebrados, telhados destruídos e paredes atingidas pelos destroços da explosão.
Uma academia próxima ficou com o teto destruído. Todas as vidraças de lojas e casas próximas foram destruídas. Um escritório de advocacia teve parte do teto destruído. Um vídeo (abaixo) mostra a reação de uma família, em casa, durante a explosão.
Os bombeiros afirmaram ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno. O principal temor é de desabamento de imóveis.
“Abalou toda a estrutura do local. Já fomos até o subsolo do outro restaurante e percebemos o forte odor de gás. Mas o risco de novas explosões é difícil, o risco maior é de desabamento. Por isso, estamos isolando a área e pedindo que as pessoas se retirem”, disse o tenente Everton.
O oficial afirma ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno.
O restaurante
O Vasto Restaurante faz parte do grupo Coco Bambu e foi inaugurado há pouco tempo, no dia 28 de novembro.
É um empreendimento de alto padrão e possuía arquitetura inspirada em restaurantes tradicionais de Nova York, com elementos como pedras, madeira e a cor dourada em destaque.
Chorando muito, a auxiliar de cozinha Maria Osmarina estava muito comovida com a situação ao chegar ao local de trabalho e ver a destruição.
“Ontem trabalhei até 16h, estava normal, muito movimento, foi muito bom, uma venda boa. Cheiro de gás sempre teve, normal, quando liga o fogão, nada que chamasse atenção. Foi inaugurado há 47 dias e há sete dias tivemos um treinamento em Fortaleza. O restaurante fica lotado até 1h todo dia. Está doendo muito, você vem pra trabalhar e se depara com uma situação dessas”, lamentou.
Fonte: G1