A Fundação Memorial Padre Cícero celebra, nesta sexta-feira, 34 anos de existência em Juazeiro do Norte. Em comemoração à data, a partir das 12 horas, haverá o corte do bolo.
O Memorial Padre Cícero foi inaugurado no dia 22 de julho de 1987, com arquitetura inspirada no Memorial JK, em Brasília. O equipamento foi criado para abrigar relíquias e artefatos do sacerdote, que estivessem sob posse de famílias juazeirenses.
O espaço tem mais de 2 mil peças, distribuídas entre mobílias, indumentárias, louças, fotografias, quadros e outros itens que foram do Padre Cícero ou que fizeram parte da vivência dele no Município. Eles estão divididos entre a exposição e a biblioteca.
Na biblioteca, a coleção é um acervo iniciado pelos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro. Em seguida, ela passou a ser expandida com doações da população, com curadoria de uma comissão composta por Abraão Batista, Assunção Gonçalves, Daniel Walker, Nair Silva, Monsenhor José Alves, Monsenhor Murilo de Sá Barreto e Renato Casimiro.
O local possui livros, revistas, jornais, fotografias, documentos impressos e manuscritos, que tratam tanto da trajetória do Padre Cícero, como sobre as personalidades que têm relação com a história do sacerdote, servindo de base acadêmica para estudiosos e pesquisadores.