Onze dias após a morte de Elizabeth II, o funeral de Estado, a última cerimônia antes do sepultamento da monarca que reinou por 70 anos, acaba de começar.
Nesta segunda-feira (19), a nação britânica dará seu último adeus à monarca com o reinado mais longevo na história do país. A família real, líderes mundiais e milhares de espectadores acompanham em Londres os últimos momentos da cerimônia de despedida da rainha Elizabeth II.
Em uma cerimônia com centenas de militares, o caixão da rainha Elizabeth II está sendo retirado agora do salão de Westminster, onde estava desde o dia 13 de setembro para velório aberto ao público.
Adornado com uma bandeira da monarquia, a coroa e um cetro, ele seguirá agora para a Abadia.
A lista de convidados para o funeral de Estado da rainha inclui toda a realeza europeia além de membros da monarquia de países da Ásia e África, os líderes Joe Biden, Emmanuel Macron, Jair Bolsonaro e até o polêmico príncipe saudita Mohamed bin Salman – que não compareceu.
Pela primeira vez desde o início das cerimônias de despedida da rainha Elizabeth II, os fihos de William e Kate participaram de um ato oficial. Os príncipes George e Charlotte – os dois filhos mais velhos dos agora príncipe de Gales – cortejaram o caixão da bisavó na entrada da Abadia de Westminster.
Eles estavam ao lado dos pais, dos filhos da rainha – o rei Charles III, a princesa Anne e Andrew e Edward -, e do casal Harry e Meghan, que participam sem seus filhos.
Fonte: G1