Ação do Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga gabinete de um deputado estadual do Ceará, por suspeita de esquema de funcionários fantasmas. O nome do político ainda não foi divulgado, e a operação, intitulada de “Simulatio”, teve a segunda fase deflagrada na manhã dessa segunda-feira (20).
De acordo com o MPCE, o deputado está participando de esquema de repasse de salários de assessores parlamentares para pagamento de dívida feita por ele a um advogado que atua como agiota. O processo era feito através do oferecimento de cargos, como assessor parlamentar no gabinete dele para o advogado indicar nomes. As pessoas escolhidas atuavam apenas como ponte para o recebimento dos ordenados.
Dentro da ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão contra servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). As buscas aconteceram nas residências dos suspeitos, localizadas nos municípios de Fortaleza e Maracanaú, resultando na apreensão de celulares, computadores e documentos que irão subsidiar as investigações.