O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), afirmou nesta segunda-feira (07), em entrevista ao CETV, que o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, virá ao município no dia 10 de abril. A expectativa do gestor é que o encontro traga uma definição sobre a liberação dos recursos estaduais para a reforma do Memorial Padre Cícero.
Anteriormente, Glêdson havia reforçado que a obra segue paralisada por falta de repasses do Governo do Estado, apesar de todas as exigências do convênio nº 273, segundo ele, já terem sido cumpridas pela Prefeitura. O prefeito destacou que o Ministério Público chegou a recomendar a liberação do montante e afirmou que aguarda um posicionamento oficial do Estado.
A declaração ocorre em meio a um histórico de impasses entre Glêdson e o governador Elmano de Freitas (PT). Antes das eleições de 2024, o prefeito já havia tornado pública a cobrança pela verba. À época, o governador chegou a declarar que a reforma seria feita “com ou sem a Prefeitura”.
Glêdson relatou que a pauta foi tratada com o governador durante um jantar com prefeitos, no fim de janeiro, e que também contou com a mediação do bispo Dom Magnus, que conversou diretamente com Elmano sobre o assunto. Glêdson acredita que, superado o período eleitoral, as relações institucionais devem ser retomadas com foco nas demandas da cidade. “Eu acredito que agora, superada essa questão política que de fato existiu, tomara que no próximo dia 10 de abril, o secretário Eduardo Bismarck venha com uma notícia positiva no sentido de liberar o recurso”, afirmou.