O cenário econômico nacional tem se preparado para vivenciar mais uma black friday. Neste ano, o evento que promove descontos no mercado acontece em 29 de novembro, mas ao longo de toda semana, os clientes já poderão aproveitar os descontos. Junto da oportunidade de comprar mais barato, vem também o risco de cair em golpes, principalmente em compras online.
Para a advogada e coordenadora do curso de Direito da Estácio, Priscila Macêdo, “É fundamental saber qual site estamos acessando, evitar clicar em links de redes sociais com propostas e preços absurdamente baixos. Devemos verificar se a loja possui endereço físico, serviço de atendimento ao cliente, e sempre conferir a sacola de compras na hora do pagamento, verificando se o preço final corresponde ao ofertado. Além disso, é essencial evitar fornecer dados pessoais sem necessidade”, destaca.
Priscila destaca que os casos também podem acontecer em compras presenciais ou feitas por redes sociais, como WhatsApp e Instagram: “É necessário verificar o código do Pix ou o código de barras, confirmar se o valor corresponde ao combinado e checar os dados de quem está recebendo o pagamento”.
Caso o cliente perceba que foi vítima de alguma fraude, inicialmente deve contatar a agência bancária, solicitando o bloqueio ou alteração dos dados. É indicado buscar também o serviço de atendimento da empresa envolvida, a fim de gerar um protocolo de atendimento. É possível ainda recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou o Decon, ou até mesmo ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível da cidade, destaca a advogada.