A Defensoria Pública do Ceará registrou o aparecimento de golpistas, que se passam por integrantes da instituição e realizam cobranças indevidas, através de ligações, mensagens de WhatsApp ou e-mail. De acordo com o órgão, os criminosos solicitam pagamentos, com a falsa promessa de liberação de valores, indenizações ou até sentenças.
A situação foi alertada pela Defensoria Pública que informa: “a Defensoria oferece atendimento totalmente gratuito, incluindo todas as etapas do acompanhamento processual das pessoas assistidas sem nenhuma cobrança de pagamentos por orientações, acompanhamento jurídico ou atuação em processos”.
Ainda conforme o órgão, como o atendimento da Defensoria é destinado exclusivamente às pessoas em situação de vulnerabilidade, isso tem reforçado a prática de criminosos que tentam enganar as pessoas, por vezes, até com número de processos e sentenças já proferidas.
Outro tipo de golpe que também foi registrado é o que pede o envio de foto da pessoa segurando documentos pessoais: isso facilitaria abertura de conta e transferência de indenizações. A orientação principal é que as pessoas sempre utilizem os canais oficiais da instituição, compareçam pessoalmente às sedes de atendimento.