O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (24), a convocação de mais 426 aprovados no último concurso da Polícia Militar para iniciar o curso de formação. Também serão empossados 428 policiais civis na próxima quarta-feira (26); e 83 peritos forenses na próxima segunda-feira (1º). Com isso, aproximadamente 2.700 novos profissionais se incorporam ao combate às organizações criminosas nas últimas semanas.
Esses reforços se juntam aos 1.185 soldados e 160 oficiais da PMCE em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). “Realizamos reuniões durante todo o final de semana para discutir novas ações e analisar o cenário do estado. As posses e convocações divulgadas hoje são fundamentais para reforçarmos nossas forças de segurança. Vamos até o fim no enfrentamento aos grupos criminosos do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Ele também solicitou agilidade à empresa organizadora do último concurso da PMCE para a análise dos exames médicos. “Existe todo um processo para a entrega desses exames, mas já solicitei que ocorra de forma mais rápida. Assim, poderemos contar com essas tropas para nossas forças de segurança”, afirmou. A meta é convocar mais 400 pessoas para ingressarem nos quadros da PMCE e iniciarem o curso de formação.
O anúncio contou com a presença do secretário da Segurança, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Sávio.
Adicionalmente, nos últimos dias, o Governo do Estado entregou 68 novas viaturas à Polícia Militar e iniciou o serviço operacional de 437 novos policiais, reforçando o combate ostensivo em Fortaleza e Região Metropolitana.
Elmano de Freitas também anunciou aumento do aporte financeiro para operações, que resultará em 20% mais policiais atuando no estado, permitindo a mobilização de mais 1.300 profissionais que estavam de folga para reforçar as operações.
O Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) realizou sua primeira reunião, com destaque para o fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da ampliação imediata do Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, além do reforço estrutural e de pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também houve alinhamento com o Governo Federal e outros estados para a construção de um plano nacional de combate à violência.