Nesta segunda-feira (25), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) esteve cumprindo agenda na cidade do Crato, e visitou as obras do Cinturão das Águas do Ceará, que alcança 80,5% do projeto já executado. O espaço, com 145,3 km de caminhamento, é considerado como a maior transferência hídrica estadual do País. Os investimentos no projeto são de R$2 bilhões.
A iniciativa, segundo Elmano, deve contribuir para o melhoramento do histórico da seca: “Essa obra tem um barragem no Jati que já está concluída e a água passando por esse trecho que estamos vai levar água para adutoras que construiremos no futuro, no Projeto Malha D’água, nos municípios de Salitre, Campos Sales, Araripe, Potengi, Santana do Cariri, Nova Olinda, Assaré, Antonina do Norte, Tarrafas. E além disso, chega a distritos dessas cidades. Vai garantir o sistema de abastecimento do Crato e puxar para distritos daqui também”.
A obra intercepta ainda os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, dividida em lotes, inclusive, o lote 3, visitado pelo governador, compreende a região do Crajubar. A obra está gerando 450 empregos. Possui 25,34km de canais e 8,89km de sifões e tem previsão de conclusão para junho de 2026. O objetivo é assegurar o abastecimento de água para as populações, indústria, turismo, dessedentação animal e agricultura irrigada,