O Governo do Ceará está investindo na ampliação da rede de saúde com a construção de três novos hospitais regionais nas cidades de Crateús, Baturité e Iguatu. A iniciativa visa descentralizar os serviços médicos e oferecer atendimento de média e alta complexidade, incluindo tratamento oncológico, aproximando o atendimento da população do interior.
Durante uma live realizada nesta quinta-feira (16), o governador Elmano de Freitas, reforçou o compromisso com a interiorização dos serviços oncológicos:
“Nós já colocamos o tratamento do câncer no Hospital do Vale do Jaguaribe, e, portanto, nenhum cidadão precisa mais ir para Fortaleza para diagnóstico e tratamento. Agora, o posto do Sertão Central, que antes enviava pacientes para Fortaleza ou para o Vale, também tem esse serviço no Hospital Regional de Quixeramobim,” explicou.
O governo adiantou que novas ações estão em andamento para garantir mais polos de tratamento. “Estamos em negociação para implementar o tratamento do câncer em Crateús. E, em Iguatu, eu já desapropriei o terreno para o novo Hospital Polo Regional do Centro-Sul, que será ao lado do Detran. Se Deus quiser, também levaremos o tratamento do câncer para lá.”
A obra em Crateús já começou, e a licitação do hospital de Baturité será lançada até o final deste ano. Em Iguatu, a licitação está prevista para 2025.
O governo afirmou que a meta é garantir ao menos dez polos regionais para tratamento oncológico em diversas regiões do estado: “Assim, o paciente não precisará mais fazer longas viagens para tratamento em Fortaleza. Quem mora, por exemplo, no Vale do Jaguaribe pode ser atendido no hospital de Limoeiro e estar em casa na hora do almoço, o que melhora significativamente a qualidade de vida.”