Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de cinco milhões de estudantes em todo o Brasil realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Ceará, quase 280 mil alunos estão inscritos para a edição de 2024. Com o objetivo de incentivar a participação, o Governo do Estado lançou mais uma edição do “Esquenta Enem” nesta quinta-feira, 17, em Messejana, reunindo centenas de alunos e autoridades. Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou a liderança do Ceará no ranking nacional de aprovações da rede pública estadual em 2023, com 22.531 estudantes aprovados.
Uma das estratégias do governo para aumentar a adesão ao Enem é o programa Pé-de-Meia, que concede um incentivo financeiro de R$ 200 aos alunos da rede pública que participarem dos dois dias de prova. O secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil do Ceará, Helder Nogueira, afirmou que a expectativa com o Pé-de-Meia é superar os números de participação. “Ano passado, batemos o recorde nacional com mais de 72% dos nossos estudantes participando do Enem. Com o Pé-de-Meia, estamos otimistas em aumentar essa marca”, comentou Nogueira.
Lançado em novembro de 2023, o Pé-de-Meia é uma política pública voltada para ajudar os alunos do ensino médio, especialmente os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), a permanecerem na escola e concluírem seus estudos. Além do incentivo financeiro, o programa oferece suporte educacional e ações motivacionais para que os jovens tenham mais chances de sucesso no exame.
*Com informações do O POVO