Nesta quarta-feira (21), 1.393 das pessoas aprovadas nos últimos concursos públicos da Segurança Pública do Ceará iniciaram os cursos de formação. Com aula inaugural realizada pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Esteve presente o governador Elmano de Freitas, da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades.
Os cursos são promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), com formação de novos tenentes e soldados da PMCE e profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Ao todo, participam dos cursos 1.310 policiais militares e 83 servidores da Pefoce.
Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, os novos agentes atuarão prioritariamente em Fortaleza e Região Metropolitana. O secretário também pontuou outras recentes iniciativas para fortalecer o Sistema de Segurança Pública.
O coronel e comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, falou da determinação do Estado para valorizar os agentes desde o primeiro momento. Ele citou a alteração na Lei Estadual Nº 13.729, que definiu que os aprovados no concurso da PMCE já iniciarão o curso como militares. Esta é a segunda turma nesse novo modelo de formação.
“São quase 1400 policiais entre alunos, soldados e cadetes, com tempo de formação diferenciada. A de soldado tem seis meses, mas com três meses já pode ser empregado em estágio na rua. Os alunos oficiais, os cadetes, com formação de dois anos, mas também podem ser empregados nos próximos três ou quatro meses. É um ganho para a Polícia Militar”, explicou.
O diretor da Aesp, Leonardo Barreto, falou sobre a estratégia de formação contínua para aprimorar a atuação das forças de segurança do Estado. “Ano passado, conseguimos qualificar mais de 9 mil profissionais da Segurança pública do Ceará, com 370 turmas, alcançando diretamente profissionais em 102 municípios do estado. Este ano já temos a missão de qualificar, de início, aproximadamente dois mil alunos da Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense”.
Ao dar as boas-vindas, o governador Elmano de Freitas destacou o compromisso com os investimentos na Segurança Pública, afirmando que mais profissionais serão convocados para reforçar o efetivo. “Nós selecionamos os melhores profissionais para entrar na Polícia Militar do Ceará e na Perícia Forense. Foi o esforço pessoal de cada um, da família, e um esforço de Estado. Hoje, inicia a jornada do servir ao povo cearense, ao Nordeste e ao povo brasileiro.”, afirmou.
O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou que os novos profissionais representam incremento de 14% de servidores. “O reforço é em áreas estratégicas como balística e informática. São setores que estão diretamente ligados à investigação da Polícia Civil, na qual fornecemos informações estratégicas para trazer a autoria dos crimes. Teremos uma presença maior da Perícia nos locais de crime, onde a Pefoce precisa estar recolhendo os indícios que estão presentes na cena, e o processo de amostras”, detalhou.