Com investimento de mais R$ 580 milhões, o Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (14), os editais para construção de 38 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado. O lançamento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educação, Camilo Santana; da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; da senadora Janaína Farias; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; além de prefeitos(as) e outras autoridades.
Para alcançar a universalização, o Estado do Ceará deve construir novas 139 escolas de Ensino Médio. Destas, 24 estão em construção, e os editais lançados nesta sexta contemplam mais 38. Segundo Elmano de Freitas, a ideia é que a licitação das demais 77 unidades seja lançada ainda este ano.
Os recursos previstos para as 38 unidades são oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Barbalha é o único município do Cariri que receberá uma das unidades nesta etapa. Confira nas segunda imagens todos os municípios contemplados. Segundo a secretária Eliana Estrela, os municípios das 38 escolas foram selecionados priorizando a demanda de estudantes.