O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, anunciou, nesta segunda-feira (11), 11.560 novas vagas de qualificação profissional através do programa Criando Oportunidades, ação coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O investimento com a ação será de R$ 11,1 milhões. A solenidade, que aconteceu no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, em Fortaleza, também contou com a presença da titular da SPS, Onélia Santana; da senadora Augusta Brito; entre outras autoridades.
O Criando Oportunidades atua em todo o Ceará capacitando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, jovens a partir dos 16 anos, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. Nos últimos sete anos, mais de 45 mil pessoas já foram capacitadas.
Onélia Santana lembrou que o participante que obtiver no mínimo 75% de presença durante as aulas, receberá um kit instrumental de trabalho. “São novas oportunidades para mulheres, jovens, pessoas em busca do primeiro emprego. Além da capacitação, essa pessoa também ganha um kit para iniciar seu trabalho caso cumpra a taxa mínima de frequência. Uma costureira, recebe uma máquina de costura; a manicure da mesma forma, com suas ferramentas. São várias áreas disponíveis para que a pessoa possa ganhar seu dinheiro e seguir sua vida”, comentou.
Durante a solenidade, 40 concludentes dos cursos de confeiteiro e assistente administrativo receberam seus certificados e o respectivo kit de instrumentos de trabalho.
Diversidade de cursos
Através do Criando Oportunidades, cearenses de todos os 184 municípios do estado podem acessar cursos em vários segmentos do mercado de trabalho. São ofertadas capacitações nas áreas administrativa, de beleza, cozinha, construção civil, corte e costura, entre outros. A carga horária é de 100 horas.
Os interessados devem se inscrever no site da SPS. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social para outras informações.