O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (6) um conjunto de 16 medidas para reduzir os preços dos alimentos ao consumidor final. As iniciativas incluem a isenção de impostos de importação sobre itens considerados essenciais, como café, azeite, açúcar, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão e carnes.
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin fez o anúncio após uma reunião liderada pelo presidente Lula, que contou com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
“São medidas para reduzir preços, para favorecer o cidadão e a cidadã, para que ele possa manter o seu poder de compra, possa ter a sua cesta básica com preço melhor. Isso também acaba estimulando o setor produtivo e o comércio. Todas elas são medidas, desde regulatórias até medidas tributárias, em que o governo está deixando de arrecadar, abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço”, ressaltou Alckmin.
As medidas foram elaboradas em parceria com representantes do setor privado, incluindo empresários, produtores e agricultores.