Foi lançada, nesta quarta-feira (23), a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica. A proposta do Governo Federal é se aliar a parceiros internacionais, em busca de investimentos que apoiem projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país, com foco na transição ecológica e no combate à mudança do clima.
O lançamento aconteceu em Washington, nos Estados Unidos, e contou com a participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do Ministro da Fazenda, Fernando Hadad, e de representantes de bancos multilaterais de desenvolvimento, como o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), o Grupo Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), entre outros.
Marina Silva destacou a necessidade de investimentos “para acelerar e dar escala à descarbonização da economia brasileira”. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, mobilizar capital internacional de transição é essencial para que o Brasil alcance suas metas ambiciosas de desenvolvimento e clima. O objetivo, atualizado em 2023, é reduzir as emissões em 53% até 2030, e conseguir potencial para se tornar a primeira nação do G20 a atingir o zero líquido enquanto cria empregos e espalha prosperidade.