Estudantes pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2024, com inscrição validada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), podem contratar o financiamento por meio do aplicativo Fies CAIXA. A versão atualizada do app permite a assinatura eletrônica do contrato, sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária, desde que o estudante não tenha cônjuge, fiador ou representante legal. Aqueles que não se enquadrarem nesses critérios devem continuar a contratação presencialmente.
Para realizar a contratação digital, o estudante deve baixar o aplicativo nas lojas oficiais, acessar a opção ‘Contratação Digital’ e enviar os documentos solicitados, como carteira de identidade, habilitação ou identidade militar. Se o estudante não possuir conta na Caixa, pode abrir uma pelo CAIXA Tem, também de forma remota. Após a verificação da documentação, o contrato estará disponível para assinatura no app.
O aplicativo também oferece funções como validação da renovação de contratos, visualização de dados, geração de boletos e renegociação de dívidas de contratos assinados até 2017. O período para renegociar dívidas vai até 31 de dezembro, com descontos de até 99% sobre o valor devido.
Neste ano, o Ministério da Educação ofereceu mais de 112 mil vagas para o Fies, com reservas para grupos como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A maioria dos beneficiados em 2023 foram mulheres (66,1%) e negros (59,8%). O Fies financia estudantes de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme previsto na Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.