O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (DETRAN) entra em greve geral a partir desta quarta-feira (3), sem previsão de retorno. A Greve foi deflagrada em Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (SINDETRAN-CE) na última quarta-feira (27).
A diretoria do SINDETRAN afirma que o Detran do Estado do Ceará é o que menos remunera os servidores em comparação com outros órgãos de trânsito, sejam municipais e até mesmo estaduais em todo o Nordeste.
O Agente de Trânsito e Transportes, Clerson Lodônio, ressalta que a greve não pede aumento, mas equiparação com o salário de outros Departamentos de Trânsito. “Departamentos Municipais de Trânsito do Interior do Estado têm vencimentos maiores do que os agentes que compõem o Detran”.
O agente ainda aponta as as condições de trabalho insalubres e estruturas defasadas, segundo ele: “mais de 150 postos do Detran estão com estruturas defasadas, servidores fazendo vistoria na rua, no sol quente, sem estrutura para promover uma vistoria de qualidade e segura para a sociedade cearense”.
“Desejo ao governo do Estado que se sensibilize com a situação e pare para negociar, nós não queremos fazer greve, o principal prejudicado é a sociedade e nós não queremos que a sociedade seja prejudicada”, concluiu o servidor.
Durante o período da greve algumas atividades do Detran não serão ofertadas à população. são elas: solicitação de novas placas, primeiro emplacamento, emissão de documentos, primeira habilitação, prova prática de direção, prova teórica de legislação, não haverá recurso de multas, nem indicação de condutor infrator e os atendimentos serão reduzidos.