O ano de 2024 rendeu uma marca histórica para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce): foram 110.784 doações realizadas no Estado, alcançando a maior quantidade registrada nos últimos 30 anos. As coletas foram realizadas em postos externos, na sede e nos hemocentros regionais.
Atualmente, no Brasil, a doação que acontece de forma voluntária, é o único meio de obtenção de sangue para transfusão no país. O trabalho da captação de doadores envolve a organização de ações, programas, palestras e campanhas em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
De acordo com a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, no Ceará há doadores que realizam as doações regularmente. Para os homens, o intervalo de doação acontece a cada 60 dias, podendo realizar quatro doações ao ano; já para as mulheres, o prazo é de 90 dias, com a possibilidade de três doações no período de 12 meses.
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal